O trabalho do psicólogo

Além de avaliações, a atuação do psicólogo deve promover qualidade de vida e zelar pelo bem estar bio-psico-social de cada abrigado, sempre observando as peculiaridades e necessidades de cada um. O trabalho psicoterápico é de grande relevância para o desenvolvimento emocional e existencial do deficiente.

A importância deste profissional na instituição também é percebida na necessidade de um olhar clínico, analítico, que seja capaz de discriminar se as dificuldades apresentadas pelo deficiente são devidas às limitações impostas pela deficiência propriamente dita ou se são decorrentes de fatores externos, que estejam dificultando seu ajustamento no meio em que está inserido.

O psicólogo, através da psicologia comportamental, volta suas intervenções para desenvolver meios que auxiliem o deficiente na superação de seus limites e no desenvolvimento de suas potencialidades, seja no atendimento clínico individual para investigação de problemáticas e orientação aos abrigados (questões relativas à sexualidade, conflitos interpessoais, comportamentos mal adaptativos no geral), ou no atendimento lúdico, voltado para estimular a percepção, atenção concentrada, memória e psicomotricidade.

Em suma, a atuação deste profissional deve buscar promover a aquisição, por parte dos abrigados, de um repertório mais amplo de comportamentos adaptativos (habilidades sociais, habilidades práticas e habilidades conceituais).

 

 

Rodovia: Manuel de Abreu - S/N - Km 2, fone: (16) 3324-4546
desenvolvido por wab.com.br